5 de out. de 2002

Relação entre alimentação e produção de ovos em Camponotus sericeus (Maya).



Relação entre alimentação e produção de ovos em Camponotus sericeus (Maya).
Objetivo: Descobrir uma forma de aumentar a produção de ovos em formigários com sociedades de Camponotus, relacionando a alimentação da rainha com a quantidade de pupas.

Obs-1: A escolha das pupas para a contagem foi feita devido a facilidade de visualização e considerando que ovos e larvas podem ser comidas em períodos de menos oferta de comida.

Duração: Provável duração de 7 meses com a alimentação e 9 meses a contagem de pupas. sujeito a mudanças após ser avaliado o tempo médio entre o alimento ser metabolizado pela rainha que colocara uma quantidade x de ovos que darão origem a x pupas.

Sobre a postagem: Estarei atualizando a tabela com os dados novos.




27/09/2012 Semana introdutória

A ideia da primeira semana sem comida é para poder observar daqui a quantos meses teremos uma queda grande nas pupas, quando isso acontecer poderei saber em média o tempo que demora do periodo em que forneço o alimento até a rainha colocar os ovos que vão virar larvas e posteriormente pupas.

05/10/2012 Primeira semana.

Essa semana foi meio sofrida pois tive que deixa-las sem comer, a quantidade de ovos diminuiu e consegui ver eles meio amarelados.Troquei a água 2 vezes durante a semana.

Abração galera e espero que gostem da proposta de pesquisa, isso vai ser muito útil tanto para descobrir o tempo entre ovo e pupa quanto para saber como proceder na alimentação de suas formigas.

Segunda semana e Terceira semana.

Tudo ocorreu bem, fiz uma troca nas 2 ultimas alimentações, justifiquei e comentei na própria tabela, a principal impressão é que quanto mais balanceada em proteínas, carboidratos e gorduras melhor para os ovos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário