17 de dez de 2010

Tutorial - Como Fazer um tubo para guardar formigas do OBlogdasFormigas


Este tubo serve como um tubo de ensaio só que para formigas grandes, com ele vc não precisa ficar umedecendo toda hora e pode viajar tranquilo nas ferias ou deixa-las dentro da gaveta o tempo que quiser =)
 


Primeiro você ira precisar de:
1 Faca afiada (para os que o pai não deixa usar faca afiada use uma tesoura sem ponta da Eliana)
1 Dures grande
1 Metro de mangueira transparente (pode ser de 1/2 ou 1 polegada)
5 Cartuchos de cola quente. (cartucho é o nome que eu arrumei para aquela tranqueira transparente que se usa como munição)
1 Pistola de cola quente.
E por ultimo e mais importante vc ia precisar de coragem!

1º Passo: Pegue a sua tesoura da Eliana e corte a mangueira em torno de uns 9-10 cm ( se estiver usando a mangueira de meia polegada corte em 12cm)


2º Passo: Certifique-se de que todos estão do mesmo tamanho.

3º Passo: passe cola quente de fora para dentro para garantir que ele fique 100% vedado (os primeiros são bem difíceis =/)



4º Passo: passe durex e deixe de cabeça para baixo para a a cola escorrer e vedar tudo, assim que secar retire o durex e va para o passo 5.





5º Passo: coloque agua dentro e espere uns 10 segundos para ser se n esta vazando. (essa não tem foto pq todo mundo sabe por agua em um tubo shausha)

5º Passo B: Se estiver vazando tente ver por onde sai a agua e vede ou retire tudo e repita o passo 5 =)

6º Passo: Deixe secando com a  parte aberta para cima para não criar fungos e a agua evaporar, e esta pronto o seu tubo :D





















Assim que terminar vc ia encher ele de agua um pouco antes da metade:
















Em seguida ira colocar o algodão dentro do tubo: 
Então empurre-o ate que esteja completamente mergulhado na agua:
















Em seguida coloque a formiga e tampe com outro algodão na outra ponta:



 Bom galera quem gostou comenta em baixo e avalia =)

Do ovo a formiga =)

Galera quero anunciar mais uma ótima parceria, epedir para que visitem o blog d um grande amigo, o blog do Thiago possue varias coisas legais e peguei esse post que adorei para terem uma nossão da qualidade do conteúdo =)



Ciclo de Vida

As formigas apresentam metamorfose completa isto é, as fases de desenvolvimento passam pelo ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são de tamanho microscópico e por isso, difíceis de serem visualizados a olho nu. As larvas, que não possuem pernas e são de coloração esbranquiçada, passam por vários estágios que também são denominados ínstares. O número de ínstares pode variar de 3 a 5. Uma larva eclode de cada ovo sendo esta bastante pequena neste estágio. Após alguns dias, dependendo da quantidade de alimento que a larva recebe e da temperatura, a larva sofre muda, isto é, troca de pele e passa para um segundo estágio, um pouco maior que o primeiro. Neste período é que ocorre o crescimento do inseto. Após o último estágio a larva pára de se alimentar e entra em um estágio denominado pupa. Algumas espécies de formigas apresentam uma pupa coberta por um casulo de seda, enquanto outras assemelham-se com o adulto, porém com a cor branca. Neste estágio a formiga além de não se alimentar, também não anda. Depois do estágio de pupa emerge a formiga adulta que são as formigas que vemos andando por todo lado. Rainhas e machos nascem também da mesma maneira. Uma vez atingindo a fase adulta a formiga não mais crescerá. 








Obs: Do Blog das Formigas, do ovo ate a pupa pode demorar de 6 a 10 semanas variando d espécie para espécie =)

Comente, avalie e visite o/