9 de dez de 2010

Formiga Carpinteira.

Postagem retirada do bLOG: http://formigoides.blogspot.com escrito pelo Damon.


Coloquei essa postagem no blog para que vcs possam aprender sobre as spp que estou vendendo e que irei iniciar um formigario, a que estou aqui irei dar o nome de Sarah (minha namorada que escolheu ^^) irei gravar vídeo dela como se fossem os da Sabrina =) e irei gravar das outras também um trechinho.

Grande abraço e desculpa não poder postar com tanta frequencia, estou na casa da minha namo ainda ate domingo ^^

O video da Sabrina atrasou eu sei, mais semana que vem tem normal e inclusive dia 16 vou afzer um especial de 2 meses dela alem de começara  produção do formigario e tirar alguams fotos pra vcs =)
Grande abraço e quero também agradecer aos nossos novos parceiros, o que nos trouxer mais views ficara em primeiro lugar =)

Ps: Comentem, e visitem o blog do Damon pq se eu tivesse lido os artigos dele antes d começara produzir isso teria me poupado umas semanas d pesquisa ^^

SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2009

Formigas Carpinteiras

Nome científico: Camponotus spp.

Espécie muito interessante para criação em formigários por ter um tamanho relativamente grande e pelo ninho se adaptar facilmente ao estilo de criação limpa. A rainha mede em torno de 20mm. São polimórficas (polimorfismo é a ocorrência de tamanhos muito distintos entre as formigas) , medindo em média, de 3 a 17 milímetros. Sua coloração varia do amarelo claro ao preto. Pode ser tanto monogínicas (uma rainha) como poligínicas (várias rainhas). Suas colonias pode chegar a milhares de indivíduos (em média 2.500 indivíduos). Existem espécies de habitos diurnos e noturnos. Basicamente, para todos os gostos!
São tidas como pragas, pois gostam de fazer seus ninhos em madeira (daí o nome carpinteiras), destruindo mobílias, portas e afins, mas tambem fazem ninhos em aparelhos elétricos, livros e qualquer outra coisa que tiver alguma estrutura na qual possam tomar vantagem.
Algumas vezes constróem apenas ninhos paralelos dentro das casas, tendo seus ninhos principais em arvores, onde fica a formiga rainha com a qual mantem uma ligação.
Vivem de 2 a 6 meses, a rainha pode chegar a 20 anos!
Estão divididas em castas de rainha, trabalhadoras, soldados (trabalhadoras grandes) e machos alados.

Alimentação
Não se alimentam de madeira ao contrário do que muitos imaginam. Sua alimentação consiste basicamente de insetos e seiva doce de plantas. Elas possuem um esofago muito comprido e fino, o que lhes impede de se alimentar de certos tipos de sólidos.
Se alimentam também de substâncias açucaradas, ovos, carnes, sementes, fungos, honeydew (liberado por animais como pulgões), néctar e moscas.
Sua alimentação favorita em cativeiro é de mix de mel (1/2 de mel para 1/2 de água), insetos, frutas, sucos e doces.

Fatos interessantes

Formigas carpinteiro estão se tornando mais rara, uma vez que seu habitat natural esta sendo destruido rapidamente.
Não possuem ferrão, mas são capazes de esguichar ácido fómico.
Uma colonia de formigas carpinteiras demoras alguns anos para se desenvolver completamente.
Colonias ja desenvolvidas possuem ninho principal, onde fica a rainha e a maioria dos ovos e ninhos satélites, que seriam os que mais aparecem em casas (até dez).
Temperatura ideal: por volta dos 25
° C.






Castas:
Canto esquerdo de cima: Fêmea com asas
Canto direito de cima: macho com asas
Canto esquerdo de baixo: trabalhadora pequena
Meio em baixo: trabalhadora média
Canto direito de baixo: trabalhadora grande (Soldado)