31 de jan. de 2011

A Sarah!

Bom galera vou mostrar pra vc a Sarah des do dia em que ela veio ate agora =)

Dia 3/12/10 Eu peguei ela quase sendo comida por um passarinho e a coloquei em um pote temporário.




Dia 10/12/10 Ja estava com alguns ovos e fiquei espantado com a  velocidade que ela os colocava, sempre em cima deles para protege-los. A qualidade ficou bem ruim pq tirei coma  webcam, estava na casa da namorada e resolvi leva-la comigo.


Dia 30/12/10 Agora com uma larva enorme e varios ovos, jaja ela ira virar uma pupa.



Dia 13/01/11Agora esta com varias larvas e pupas, jaja irão nascer  os ovos...
Aproveitei para alimenta-la com a solução da receita e com um bitu vivo q depois postarei o video. 



Dia 17/01/11: Muitas pupas ja, agora é só cuidar bem delas para q logo nasça a primeira operaria e muitas irmas.

Dia 24/01/11 Primeira operaria!
Da pra ver a próxima a nascer bem escura ali no canto. 
f


Dia 25/01/11 E então enfim a segunda nasceu =)


Dia 26/01/11 As 2h da manha antes de ir dormir resolvi dar mais uma ultima olhada nas lindonas, quando vi que uma pupa estava bem escura, resolvi sentar e observervar.
Após 20 minutos uma operaria veio e começou a tentar cortar a pupa, mais se assustada coma  claridade e desistia, resolvi apagar a luz e colocar um filtro vermelho no abajur para poder observar, depois d 40 minutos d tentativa a operaria se afastou e a rainha começou a morder a pupa d leve, durante uns 20 minutos dava para ver que ela estava rasgando a pupa ate o momento que ela conseguiu abrir um buraco grande o suficiente para a formiga sair, então puxou a formiga d dentro da pupa e a largou na boca d outra operaria, que a limpou ate conseguir se movimentar normalmente.
Desculpe a qualidade péssima das imagens, a câmera não consegue fotografar bem com o ambiente completamente avermelhado.



Dia 26/01/11 Hoje fui ver e mais 2 estão para nascer, o aquário chega sábado e vamos torcer pra dar tempo d fazer o formigário certinho, provavelmente as colocarei no formigário só dia 5/02 pois é o dia que estarei chegando d viagem, mas vamos ver o que acontece ate la.




Dia 28/01/11 Ontem coloquei um bitu para a Sarah, e enquanto ela atacava as operarias ficavam em volta observando, achei que com as operarias ja nascidas elas iriam atacar para proteger a rainha, mais não foi o que ouve, vi que enquanto a rainha atacava as operarias ficavam tentando proteger as irmãs.


Nasceu a quarta operaria da Sarah =)



Dia 29/01/11 Agora a Sarah esta com suas 5 operarias, o formigario dela esta uns 80% pronto porem estou na casa da minha namorada e assim que voltar terminarei e a passarei para o formigario novo, achei que ficou bem legal =D



Obrigado por visitarem, quem for comentar como anônimo coloca o nome na frente e dois pontos ":" para eu poder começar a ver quem é =)

Se for publicar qualquer postagem do blog em algum site favor dar os devidos créditos da postagem ^^

16 comentários:

  1. Muito legal! vi que não tinha algodão molhado no pote, quando é o momento de tirar o lgodão? e o qie é aquilo que esta na ponta do palito?
    Obrigado e sucesso no seu formigário!

    ResponderExcluir
  2. Vlw Galera :D

    Ailton, O algodão fica em cima do pote, não deu pra ver pq fica na tampa e taus, ai tiro a tampa pra bater as fotos, e o palito ta grudado em um negocio d cola quente meio aberto no meio, cabe uma gota d comida da receita q postura um tempo atras, é bem boa pra ajudar na postura d ovos =)
    Grande abraço aos 2 e continuem entrando em =)

    ResponderExcluir
  3. mucho legal Rafael.Porém é melhor fazer um formigário rápido antes do nascimento "precoce" das pequenas!

    ResponderExcluir
  4. Na verdade só vou coloca-las no formigario quando tiverem pelo menos 5 operarias, mais acho q vai mais essa semana ate terminar o formigario e mais uns 10 dias ate coloca-las la =)

    ResponderExcluir
  5. Júnior: Pode me passar seu MSN, ou qualquer coisa que pudéssemos conversar melhor, ou eu te passo o meu se preferir, é que vou tentar fazer um Formigário e queria umas dicas suas, ok ?

    ResponderExcluir
  6. Junior: rafaelmlara@hotmail.com, pode adicionar sim, ou se preferir mandar um email com todas as duvidas caso eu não esteja online =)

    ResponderExcluir
  7. rfael eu capturei uma odontomachu bauri macho eu acho mas pode ser rainha esta com asas e quero saber do que alimentar

    ResponderExcluir
  8. mig, você pode usar a receita desse post http://oblogdasformigas.mirmecolismo.com.br/search/label/Comidas

    ou se preferir de só o mel com agua e intercale primeiro o mel, depois d 3 dias 1 inseto pequeno, depois de mais 3 dias o mel de novo e assim por diante.

    ResponderExcluir
  9. Rafael, eu capturei uma formiga dessas com o abdomen amarelo listrado e queria saber qual o tipo de formigário que eu possa fazer para ela mas que nao seja de gesso pois esta faltando em minha regiao

    ResponderExcluir
  10. Anonimo, pode fazer de ytong, aquele d terra mesmo em 2 placas d vidro rpa poder ver tudo e pode usar esse esquema do Bruno http://adoroformigas.mirmecolismo.com.br/2011/01/formigario-de-cortica-com-acrilico-2.html

    Abraçoo

    ResponderExcluir
  11. Rafael eu gostaria de saber se tem como fazer um formigário de isopor e se tem como fazer

    ResponderExcluir
  12. Alexandre, tem sim cara apesar d nunca ter feito nem visto acredito que se usar 2 placas sobrepostas e fizer os buracos na d cima com um vidro por cima da placa superior para tampar tudo vai da certo =)
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. carra masa a minha tem quatro pupa gosto do seu blog da muita dicas vale

    ResponderExcluir
  14. Esse blog tá abandonado?

    ResponderExcluir