26 de dez. de 2010

Ola a todos do Blog das Formigas, aqui é o Gustavo Desktop, um leitor, pesquisador e amante das formigas!

Bem minha mãe tem uma grande coleção de livros (quase uma biblioteca =D) e nesses dias axei um livro antigo sobre a criação de formigas para "hobbysmo" como nao tenho scanner eu estou repassando ele para doc de pouco em pouco e pedindo para o grande Rafael ir postando pra todo mundo! Bom então é isso ai aproveitem!

Tratamento de Fungos em um Formigueiro (Formigario) controlado:


Este tutorial simples ensina como tratar fungos em seu Formigueiro sem tomar atitudes MUITO DRASTICAS, siga o passo a passo indicado pelo livro de mirmecologia:

1 - Identificar a causa do Problema;
a - Normalmente a causa do problema é materia Organica em Excesso
b - Locais Humidos e Abafados tambem estão Ligados a Fungos

2 - Identificado o problema;
a - Reduzir a Alimentação
b - Diminuir a Humidade do Formigario

3 - Esperar até 3 dias e sempre ficar atento a mudanças

4 - Se o problema não tiver reduções deve se administrar um composto a alimentação das formigas este contem: verde de malaquita, azul de metileno, sulfato de magnesio, cloreto de potassio e sulfato de cobre.
a - Dica minha (GustavoDeSktop): Uma maneira facil de encontrar estes materiais citados é um remedio baratinho para fungos de peixes.. É atoxico e pode ser encontrado em qualquer loja de aquarismo ou em petshops bons da sua cidade. O nome dele é Labcon AquaLife ele é mais "fraco" um pouco que o Labcon Ictio, porem pode usar tanto um quanto outro, para poder fazer a adiministração deve ser feito uma "fração" do conteudo.. Pegue um pote com capacidade de 1litro, adicione 2 gotas do remedio, e va usando este litro na mistura das formigas. ESTE REMEDIO É FOTO SENSSIVEL ou seja ele perde totalmente sua habilidade de cura se exposto a luz direta (do sol ou luz de lampadas). Outra medida IMPORTANTISSIMA é a adição de Propolis SEM ALCHOOL a mistura das formigas.
5 - Caso o problema não seja resolvido rever o passo numero 2, 3 e 4 esperando 3 DIAS sempre a cada modificação!

Obrigado Gustavo, continue ajudando com conteúdo legal pra galera e vmos ver se divulgamos esse hobby magnífico que é o mirmecolismo =)


Comentem, e avaliem =)

3 comentários:

  1. legal cara!
    tem como passar os dados desse livro?
    nome,autor editora..

    valeu!
    abrass

    ResponderExcluir
  2. Po Brother, desculpa a demora.
    To sem as informaçoens aqui, tenho que pegar com o Gustavo que pegou o tutorial pra mim, ai assim que ele aparecer eu pego com ele e posto aqui ok?
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. esse é o grnde problema de umidade.Eu ponho a fromiga num copo e ponho um algodão UMIDECIDO somente na borda.A propósito percebi que tu acaba de entrar no msn."Para motivos de segurança add-me
    ai:Machadoneto.c@gmail.com"

    assinado:Carlos,O garoto "solenopsis"

    ResponderExcluir