27 de mar. de 2013

Camponotus herculeanus - Despertando após hibernar durante 2 meses.

Camponotus herculeanus - Despertando após hibernar durante 2 meses.


Coloquei a herculeanus na geladeira durante o verão variando a temperatura gradativamente de acordo com a altura do tubo na geladeira. Subi até a prateleira de frios em um período de 2 semanas, nesta prateleira ela ficou por 2 meses com a  temperatura variando de 2ºC a -2ºC, período onde ela hibernou e quase todas as suas larvas morreram, após esse meses desci o tubo gradativamente durante 2-3 semanas quando a temperatura  ja estava a baixo de 27ºC.




 Fotos dias antes de hibernar.


Após acordar ela colocou 15-25 ovos que eclodiram e se tornaram larvas, nessa época comecei a alimentar 3 vezes na semana sem deixar faltar proteína, semana passada apareceram as primeiras pupas, as pupas eram de tipos diferentes, uma delas da para observar apenas o casulo porem na outra pupa ja da para ver desde cedo o formato da operária.








Estou aguardando as operarias nascerem para ver se a produção de ovos aumenta; já as conectei ao novo formigario. 









Obrigado por visitarem, espero que gostem do conteúdo apresentado, comentem, o blog também é de vocês =)


Gostou do hobby e quer comprar formigários, colônias e acessórios?


45 comentários:

  1. boa sorte com as pupas eu nao sabia que tinha que colocar elas para hibernar valeu

    ResponderExcluir
  2. É por isso que eu sou teu fã véi rsrsrs
    Parabéns brother ;)

    ResponderExcluir
  3. alguem tem a componutos rufipes pra vender??? paulo_oprorpio@hotmail.com
    obrigado!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!

    Tenho interesse em adquirir uma rainha, porém, quando tento entrar no link da loja aparece a seguinte mensagem "A página que você está procurando neste blog não existe."

    Poderia entrar em contato, por favor?

    fateiro@gmail.com

    Att.

    Flávio A. Monteiro

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafael estou olhando a muito tempo este blog ( eu sou o joão mirmecólogo ,perdi minha senha e não consegui recuperar ) entra la no meu blog http://mirmecolismobarbarus.blogspot.com.br/
    comente la ,se puder me doar uma rainha , eu pago o frete . mirmecolismobarbarus@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Olá, criei uma fan page no intuito de reunir mirmecologos de todos os cantos, da uma olhada la no facebook "Clube das Formigas"

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir


  8. Olá Rafael!
    Sou professora e gostaria de comprar alguns de seus produtos e também aprender a coletar formigas na revoada. Sou de Itapema também, não encontrei teu e-mail no blog, nem consegui abrir a página da loja...Meu e-mail é cf.janara@gmail.com. Entre em contato comigo, please...Não tem ninguem aqui na região que lide com formigas :( e meus alunos estão iniciando um projeto e precisam de ajuda para começar...

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde!
    Estou querendo iniciar um formigário, só que nào tenho nada, queria ver com você para comprar as formigas e o formigario! Entre em contato cmg pelo e-mail dtppacheco@gmail.com. Obrigado!

    ResponderExcluir
  10. Boa Tarde, eu estou interessado em comprar algumas formigas, gostaria de conversar para ver se é possível, e quais os detalhes envolvido. Meu email é luiiz_cg@hotmail.com, se puder entre em contato.

    ResponderExcluir
  11. Interessante a Camponotus herculeanus. Pesquisarei para colocar um artigo no meu blog.
    Incluí seu banner. Veja lá: http://formigasbrasil.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá amigo.. como faço para comprar uma rainha ou uma colônia já formada? Não importa a espécie... Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Boa Dia
    Estou querendo iniciar um formigário, só que nào tenho nada, queria ver com você para comprar as formigas e o formigario! Entre em contato cmg pelo e-mail fernandescx@hotmail.com Obrigado!

    ResponderExcluir
  14. cara tu poderia me dar uma rainha componotus festivus, eu nao consigo pegar nenhuma especie de formigas rainhas aqui - jansen_ladario@hotmail.com face e hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá Rafael, conversei com o Bruno do blog Adoro Formigas, eu montei um formigário de 60x50x30, com ninho e área de coleta, tudo certinho, comprei uma camponotus ligniperdus, veio do reino unido, mas o tubo de ensaio quebrou e ela chegou morta, vc não teria alguma formiga Rainha para me Doar ou Vender?
    caso não possua exista algum site que ou alguém que vc possa me indicar para que eu obtenha algum sucesso?! Abraço

    ResponderExcluir
  16. Rafael você parou com o hobby ? ou com o blog ?

    ResponderExcluir
  17. entra ei no meu blog mirmecolismokid.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Não tenho experiência e gostaria de começar um terrário, e vi este modelo http://goo.gl/1Y5fC3 com gel nutritivo, porém gostaria de saber se realmente prestam, e se manteriam um colonia com rainha e umas 15 operarias vivas por tempo igual a um terrário normal com terra.
    Grato desde e parabéns pelo trabalho no site.

    ResponderExcluir
  19. Não tenho experiência e gostaria de começar um terrário, e vi este modelo http://goo.gl/1Y5fC3 com gel nutritivo, porém gostaria de saber se realmente prestam, e se manteriam um colonia com rainha e umas 15 operarias vivas por tempo igual a um terrário normal com terra.
    Grato desde e parabéns pelo trabalho no site.

    ResponderExcluir
  20. Olá Rafael, tudo bem?

    Gostaria de iniciar um formigario, você poderia entrar em contato comigo?
    l_soranzo@hotmail.com
    Estive lendo alguns blogs e um deles indicava vc...

    Valeu

    ResponderExcluir
  21. oi !!! construi um macroformigario aki em casa ... mas naum tenho nenhuma experiencia ... gostaria de ter algumas dicas ... posso mandar as fotos do meu formigario para ter uma ideia ... quero criar sauvas ... ja esta perto da revoada ... se puder me ajudar me envie seu email, facebook ou msn... agradeço !!!

    ResponderExcluir
  22. oi !!! construi um macroformigario aki em casa ... mas naum tenho nenhuma experiencia ... gostaria de ter algumas dicas ... posso mandar as fotos do meu formigario para ter uma ideia ... quero criar sauvas ... ja esta perto da revoada ... se puder me ajudar me envie seu email, facebook ou msn... agradeço !!!

    ResponderExcluir
  23. eu gostaria de comprar 8 camponotus pretas, vc tem e se sim quanto custa, é pra São José do Rio Preto.

    e-mail: serafimgame@gmail.com

    eu fui indicado pra vc pelo Bruno do adoroformigas.

    ResponderExcluir
  24. Olá, estou fazendo um trabalho na universidade (UFRPE) sobre formigas , e queria poder tomar algumas informações sobre o gênero Atta, qual o período de desenvolvimento, numero de indivíduos em media por formigueiro e quantidade de folhas forrageadas, se podesse responder, ficaria grato.


    meu email: anderson.braz.777@gmail.com

    ResponderExcluir
  25. Galera sou novo aqui e estou querendo montar um Formigário caseiro mesmo,n sei muito bem como cuidar por isso queria pedir dicas para vocês que já tem mais experiência no assunto,queria dicas de como montar,oque fazer se a colonia crescer demais,e outras coisas importantes.Obrigado pela atenção de todos desde já!

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Galera sou novo aqui e estou querendo montar um Formigário caseiro mesmo,n sei muito bem como cuidar por isso queria pedir dicas para vocês que já tem mais experiência no assunto,queria dicas de como montar,oque fazer se a colonia crescer demais,e outras coisas importantes.Obrigado pela atenção de todos desde já!

    ResponderExcluir
  28. olá estou interessado em uma colonia com sua rainha e seus operarios,
    para montar uma fazenda, porem estou tendo dificuldade de conseguir uma rainha, gostaria de saber quais da mais inofensiva vc teria e se venderia algumas rainhas para mim e quanto sairia,
    frete para 26020280 , lourivalfsf@gmail.com

    ResponderExcluir
  29. Muito interessante! Eu tenho um blog, que está bem no início aliás, e queria fazer parceria com o seu blog.
    Gostei muito dos seus posts
    http://oplanetadasformigas.blogspot.com.br/
    Hobbyson

    ResponderExcluir
  30. Quero fazer um aquário de formigas em casa, sou apaixonada por elas.
    Porem esta lendo a respeito, e me deparei com uma informação dq não existe de fato uma maneira de contê-las dentro do aquário, isso procede?

    ResponderExcluir
  31. Boa noite Rafael, gostaria de comprar algumas especies de formiga rainha mas nao consigo entrar na loja vc pode me contatar pelo email:rarissonsousa09@gmai.com

    ResponderExcluir
  32. Eu também me interesso em comprar uma colônia de formigas.poderia entrar em contato comigo? Victor_batistafambre@hotmail.com meu whats é 12991656967

    ResponderExcluir
  33. voce vende ou sabe onde comprar a formiga iça?

    ResponderExcluir
  34. Amigo, ainda comercializa formigários?

    Caso positivo, responda para vinicius3silva@gmail.com

    obrigado

    ResponderExcluir
  35. Eu capturei uma formiga lava pé (aparentemente) dia 02/02/2018 e ela já botou ovos, e eu queria saber se formigas rainhas carnívoras quando botam ovos pode colocar insetos para alimentarem as larvas antes de nascerem ou não?

    ResponderExcluir
  36. Cara quero fazer/comprar uma fazenda de formigas para meus filhos. tu vendes formigas e formigueiros? Não gostaria pegar uma rainha de formigueiro. memodavila@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Peço licença ao dono do blog.

    Queria mostrar esse blog a vocês , muito interessante mesmo

    https://myrmexinfinitus.blogspot.com/?m=1

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde, teria como entrar em contato ou passar algum contato teu?
    Gostaria de comprar um formigário ou a rainha no start.
    viniciusqfcosta@gmail.com.br

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. eu tambem queria comprar uma mas no brasil é complicado. para quem quiser vender: zap: 3499869212

    ResponderExcluir