27 de set. de 2012

1ª Postagem - Relação entre alimentação e produção de ovos em Camponotus spp (Maya).

E ai galera, estou com uma proposta de pesquisa e gostaria de compartilhar com vocês, aqui esta a primeira parte dela, vou explicando mais com o tempo mas a ideia inicial está aqui:


Relação entre alimentação e produção de ovos em Camponotus spp (Maya).
Objetivo: Descobrir uma forma de aumentar a produção de ovos em formigários com sociedades de Camponotus, relacionando a alimentação da rainha com a quantidade de pupas.

Obs-1: A escolha das pupas para a contagem foi feita devido a facilidade de visualização e considerando que ovos e larvas podem ser comidas em períodos de menos oferta de comida.

Duração: Provável duração de 7 meses com a alimentação e 9 meses a contagem de pupas. sujeito a mudanças após ser avaliado o tempo médio entre o alimento ser metabolizado pela rainha que colocara uma quantidade x de ovos que darão origem a x pupas.


A ideia da primeira semana sem comida é para poder observar daqui a quantos meses teremos uma queda grande nas pupas, quando isso acontecer poderei saber em média o tempo que demora do periodo em que forneço o alimento até a rainha colocar os ovos que vão virar larvas e posteriormente pupas.

Abração galera e espero que gostem da proposta de pesquisa, isso vai ser muito útil tanto para descobrir o tempo entre ovo e pupa quanto para saber como proceder na alimentação de suas formigas.





2 comentários:

  1. Acompanhemos os seus estudos, Camponotus é meu género predileto...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha que bom, vou te arrumar umas nas revoadas pra afzermos uams trocas :D
      Grande abraço

      Excluir