9 de dez. de 2010

Formiga Carpinteira.

Postagem retirada do bLOG: http://formigoides.blogspot.com escrito pelo Damon.


Coloquei essa postagem no blog para que vcs possam aprender sobre as spp que estou vendendo e que irei iniciar um formigario, a que estou aqui irei dar o nome de Sarah (minha namorada que escolheu ^^) irei gravar vídeo dela como se fossem os da Sabrina =) e irei gravar das outras também um trechinho.

Grande abraço e desculpa não poder postar com tanta frequencia, estou na casa da minha namo ainda ate domingo ^^

O video da Sabrina atrasou eu sei, mais semana que vem tem normal e inclusive dia 16 vou afzer um especial de 2 meses dela alem de começara  produção do formigario e tirar alguams fotos pra vcs =)
Grande abraço e quero também agradecer aos nossos novos parceiros, o que nos trouxer mais views ficara em primeiro lugar =)

Ps: Comentem, e visitem o blog do Damon pq se eu tivesse lido os artigos dele antes d começara produzir isso teria me poupado umas semanas d pesquisa ^^

SEXTA-FEIRA, 26 DE JUNHO DE 2009

Formigas Carpinteiras

Nome científico: Camponotus spp.

Espécie muito interessante para criação em formigários por ter um tamanho relativamente grande e pelo ninho se adaptar facilmente ao estilo de criação limpa. A rainha mede em torno de 20mm. São polimórficas (polimorfismo é a ocorrência de tamanhos muito distintos entre as formigas) , medindo em média, de 3 a 17 milímetros. Sua coloração varia do amarelo claro ao preto. Pode ser tanto monogínicas (uma rainha) como poligínicas (várias rainhas). Suas colonias pode chegar a milhares de indivíduos (em média 2.500 indivíduos). Existem espécies de habitos diurnos e noturnos. Basicamente, para todos os gostos!
São tidas como pragas, pois gostam de fazer seus ninhos em madeira (daí o nome carpinteiras), destruindo mobílias, portas e afins, mas tambem fazem ninhos em aparelhos elétricos, livros e qualquer outra coisa que tiver alguma estrutura na qual possam tomar vantagem.
Algumas vezes constróem apenas ninhos paralelos dentro das casas, tendo seus ninhos principais em arvores, onde fica a formiga rainha com a qual mantem uma ligação.
Vivem de 2 a 6 meses, a rainha pode chegar a 20 anos!
Estão divididas em castas de rainha, trabalhadoras, soldados (trabalhadoras grandes) e machos alados.

Alimentação
Não se alimentam de madeira ao contrário do que muitos imaginam. Sua alimentação consiste basicamente de insetos e seiva doce de plantas. Elas possuem um esofago muito comprido e fino, o que lhes impede de se alimentar de certos tipos de sólidos.
Se alimentam também de substâncias açucaradas, ovos, carnes, sementes, fungos, honeydew (liberado por animais como pulgões), néctar e moscas.
Sua alimentação favorita em cativeiro é de mix de mel (1/2 de mel para 1/2 de água), insetos, frutas, sucos e doces.

Fatos interessantes

Formigas carpinteiro estão se tornando mais rara, uma vez que seu habitat natural esta sendo destruido rapidamente.
Não possuem ferrão, mas são capazes de esguichar ácido fómico.
Uma colonia de formigas carpinteiras demoras alguns anos para se desenvolver completamente.
Colonias ja desenvolvidas possuem ninho principal, onde fica a rainha e a maioria dos ovos e ninhos satélites, que seriam os que mais aparecem em casas (até dez).
Temperatura ideal: por volta dos 25
° C.






Castas:
Canto esquerdo de cima: Fêmea com asas
Canto direito de cima: macho com asas
Canto esquerdo de baixo: trabalhadora pequena
Meio em baixo: trabalhadora média
Canto direito de baixo: trabalhadora grande (Soldado)

14 comentários:

  1. Tem algumas dessas por aqui.. to de olho no ninho delas pq nao chove faz 1 seculo quando chover provavelmente sairão varias rainhas jovens!

    ResponderExcluir
  2. A.. cara eu consegui capturar algumas.. mas são BEM PEQUENAS.. nao sao dessa raça.. as que eu peguei as rainhas tinham em torno de 6mm os machos 3,5 e as operarias 3,0 =P vão ficar muito pequenas para serem vistas... -.-' eu bem queria umas formigas grandes..

    ResponderExcluir
  3. Que bom brother, sei la pra achar as grandes é dificil, por isso to vendendo, pq sei que é foda d achar ^^
    Mais boa sorte ai na procura :D

    ResponderExcluir
  4. Quero sabe é como matar, aqui na minha casa infestou desse bicho. o que faço??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha esta no lugar errado...
      Na minha ideologia você só pode tirar a vida de outros seres vivos se for para se alimentar deles ou se eles estiverem prejudicando a higiene do albiente/ as pessoas que vivem la...
      Acredito não ser o caso por se tratarem de Camponotus
      Deveria repensar em suas atitudes e se tornar um ser humano melhor =)

      Excluir
  5. Aqui na minha casa apareceram varias. Não gostaria de matar, mas o que fazer??? Não sei onde são os ninhos e a maioria delas aparecem a noite, acabri de ir na cozinha pegar agua para beber e quando liguei a luz o chão estava cheioooo delas. Deixo tudo limpo, jogo o lixo fora do apartamento antes de dormir mas não tem jeito. Elas continuam aqui.
    E ja li que elas destroem madeira, então o que será dos meus armarios, cama, rack, e piso ????

    ResponderExcluir
  6. eu fiz um formigário hj ^^. com muita sorte! eu estava proucurando um pedaço de tela de mosquito msm(pra fazer o lugar delas respirarem) e acabei achando um ninho dentro de um tubo , so q n consegui achar a rainha =/, algumas fugiram , e pelo visto so havia 1 rainha q provavelmente fuigiu.ou foi comida xD, eu achei uma aranha enorme do lado!!
    mas respondendo a pergunta do anonimo à cima ^^... alvi dizer q pó de café afasta elas, e tbm se quebrar o caroço de pessego, dentro tem tipo uma nóz, q elas n suportao o cheiro e fogem, + cuidado , andei pesquisando pra saber se é vdd e vi q é toxica. basta colocar no caminho delas e longe de crianças e alimentos!!!

    ResponderExcluir
  7. ah ! mes esqueci de dizer d q espécie... é a camponotus festinatus ^^ é bem comum. + aki tbm tem a carpinteira , aqla pretinha ^^ gosto muito dela e pelo fato de ser meio dificil encontrar por aki, eu achei melhor deicha-las soltas, o quintal é bem grande e abriga várias espécies de formigas.inclusive eu bem já presenciei uma guerra de formigas, é foda!!!

    ResponderExcluir
  8. Victor Hugo voce ja viu uma correiçao de formigas? moro numa chacara que acontece isso algumas vezes por ano, de 2 a 3, se eu te disser que 1 billhao de formigas deve se juntar ou mais você acredita? chega dar medo quando elas se aproximam de casa, as vezes tenho que delimitar a àrea com dedetizaçao pra elas nao entrarem. é impressionante!

    ResponderExcluir
  9. Rafael, eu queria começar a criar algumas espécies de formigas, o que voce me diz, da alguma recomendação ou algo do tipo, preciso de informações.

    ResponderExcluir
  10. As minhas aqui tem abdomen dourado, infestaram um Ipê, mas não fizeram nada com ele e nem com as orquídeas que estão sempre sadias e com flores. Nele havia uma série de brocas que desapareceram. Tem algo a ver com a chegada das formigas?

    ResponderExcluir
  11. Ola! Tenho muitas carpinteiras em minha casa. Moro no meio de uma mata e elas invadem demais. Acho muito triste ter que matá-las e tenho tentado contornar, mas elas fazem ninho em tudo que é gaveta, frestas, armários etc. São muito inteligentes e é ter percebido isso que me leva a buscar uma orientação. Como fazer para afastá-las, existe algum meio? Não uso inseticidas em minha casa, nem fora. Já tentei vinagre onde passam, cravo (nas gavetas até funciona) mas quem sabe há ainda algo a fazer que não conheço. Ou então vou vender. Ficaria rica. Mas também sou contra isso. Aguardo! Leila

    ResponderExcluir