17 de dez. de 2010

Do ovo a formiga =)

Galera quero anunciar mais uma ótima parceria, epedir para que visitem o blog d um grande amigo, o blog do Thiago possue varias coisas legais e peguei esse post que adorei para terem uma nossão da qualidade do conteúdo =)



Ciclo de Vida

As formigas apresentam metamorfose completa isto é, as fases de desenvolvimento passam pelo ovo, larva, pupa e adulto. Os ovos são de tamanho microscópico e por isso, difíceis de serem visualizados a olho nu. As larvas, que não possuem pernas e são de coloração esbranquiçada, passam por vários estágios que também são denominados ínstares. O número de ínstares pode variar de 3 a 5. Uma larva eclode de cada ovo sendo esta bastante pequena neste estágio. Após alguns dias, dependendo da quantidade de alimento que a larva recebe e da temperatura, a larva sofre muda, isto é, troca de pele e passa para um segundo estágio, um pouco maior que o primeiro. Neste período é que ocorre o crescimento do inseto. Após o último estágio a larva pára de se alimentar e entra em um estágio denominado pupa. Algumas espécies de formigas apresentam uma pupa coberta por um casulo de seda, enquanto outras assemelham-se com o adulto, porém com a cor branca. Neste estágio a formiga além de não se alimentar, também não anda. Depois do estágio de pupa emerge a formiga adulta que são as formigas que vemos andando por todo lado. Rainhas e machos nascem também da mesma maneira. Uma vez atingindo a fase adulta a formiga não mais crescerá. 








Obs: Do Blog das Formigas, do ovo ate a pupa pode demorar de 6 a 10 semanas variando d espécie para espécie =)

Comente, avalie e visite o/

23 comentários:

  1. esse tempo pode variar de acordo com o tamanho principalmente:as saúvas levam mais tempo que a lasius por exemplo.o número de rainhas também influencia:a formiga das árvores(polinésia)leva mais tempo que a lasius embora seja bem maior que a lasius e a atta(saúva)por ter até 5 rainhas.
    Ass:Carlos

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante, sempre passo pelo blog do Thiago para aprender alguma coisa nova.

    ResponderExcluir
  3. Vlw carlos :D
    Isso ai Bruno a galera tem que visitar ele la, só conteúdo top :D

    ResponderExcluir
  4. a camponutus sp revoa nesta estação em que estamos entrando(Verão)?
    Ass:Carlos

    ResponderExcluir
  5. Sim, ta teve umas 3 que presenciei e espero que aja pelo menos mais uams 3 ate março :D

    ResponderExcluir
  6. eu encontrei um ovo abamdonado humanos conseguem cuidar deles?

    ResponderExcluir
  7. formigas pegam o ovo mesmo quando o humano ja tocou nele?
    obrigado por ler

    ResponderExcluir
  8. tem uma especie lá na minha escola eu queria saber que raça ela é ela é preta pequena e tem pelos bem pequenos

    ResponderExcluir
  9. Tenho um acario cheio de formigas sauvas mais algumas estão morrendo e não estão comendo,gostaria de sabe o que elas comem ?

    ResponderExcluir
  10. elas com rosa ou folha so se estiver com a rainha a melhor flor e a roseira

    ResponderExcluir
  11. gente nao sei explicar como mas umas formigas entraram na garrafa de bico fino - estava virado - nao fechado- e qd vi estava cheio de larvas, tipo acho q ela errou o caminho, tem filhote de formiga - pupa- na agua e um monte de formiga em volta

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. achei um ovo de formiga
    ai eu peguei e n sei o que fazer
    quero dizer acho que e uma lava
    vcs podem me ajudar a cuidar???

    ResponderExcluir
  14. Rafael,

    Gostei muito do blog, estou pensando em comprar um aquário de formigas, conforme http://www.trazpraca.com/aquario-de-formigas-divirta-se-com-o-aquario-de-formigas-p261, porém não tenho muita ideia de como funciona. Vi que as formigas tem poucas semanas de vida e fiquei pensando em como tira-las destes aquários quando mortas.... Vc podia pensar em fazer uma matéria sobre este assunto dando dicas para leigos como eu de como ter formigas de estimação... Abraço!



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola... eu ja criei muitas especies de formiga cuido agora de uma formiga doceira elas (operarias) morrem em 7 meses quando o formigueiro está com mais de 1 milhao de operarias e cinco super soldados quando a primeira operaria morre ela e lebvada para as larvas comerem.
      espero quev sua colonia seja bem firme.paulinho sou eu

      Excluir
  15. uma compatonus rufies num aquario de beta e espero que ela perca as asas e cave rumo a uma nova colonia isso e serto essa especie cava ou e uma carpinteitrra me respondam logo

    ResponderExcluir
  16. Parabéns pelo blog! Minha filha de 2 anos, Sarah, me perguntou num momento do dia como nasciam os bebês formigas, seu blog foi de grande ajuda para uma mamãe com filha questionadora e curiosa, obrigada :)
    Manuela (manu-psico@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  17. Quanto tempo demora pra virar pulpa
    (Odontomachus)

    ResponderExcluir
  18. O der de comer para uma formiga gambá???

    ResponderExcluir
  19. O der de comer para uma formiga gambá???

    ResponderExcluir