27 de out. de 2010

Rainha ou Operaria?





Estou querendo descobrir se são rainhas ou operarias, as encontrei sem asas mais em bastante quantidade.


8 comentários:

  1. acho q são operarias...pq kuando vc coloka as rainhas juntas elas c matam..digo isso por experiencia propria...ah uns dias atras ouve uma revoada e colokei umas 3 juntas e fui ver no outro dia estavam sem pernas mortas...deu ate dó.
    gostei do seu blog..

    ResponderExcluir
  2. Obrigado =)
    Já descobri q são operarias observando bem e descobri que as dessa espécie são muito grandes mesmo ^^
    To com uma rainha dessa espécie com vários ovos, ja ja postarei mais videos sobre ela =)

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafael...
    Bom sou novo akiie no seu blog e vou deixar um recadinho.
    Se chama formiga dourada e eu tbm encontrei uma dessa só q sem asa.ficou uma semana sem colocar ovos aí eu tive uma decisão estúpida de matar ela e colocar em um formigueiro de formigas carnívoras.
    Meu refúgio é a net pq tds q me rodeiam são ignorantes e não compreendem nada desse incrivel mundo das formigas!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc amigo é complicado, por isso criei o blog, uma forma de todo mundo q curte essas coisas dar sua opinião e ler um pouco para aprender sobre elas que na minha opinião são as coisas mais bem elaboradas criadas pela natureza.

    Desculpa a demora é q acabo sempre olhando o primeiro post ^^

    ResponderExcluir
  5. são uma subespécie de saúva(embora não pareça)que tem vários nomes.O mais comum é o citado no 2º comentário mas tem outros também:formiga-amarela,saúva-dourada,saúva-de-pelos dourados ou formiga-de-ouro.Todos esses nomes vem do norte e nordeste embora elas sejam mais do sul e sudeste.Quer uma rainha dessas?Vai a algum supermercado que tem mato no estacionamento depois da chuva.É o lugar mais fácil de achá-las.

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, parece entender bastante d formigas =)
    Eu to com 2 rainash delas, surgiu a duvida pq achei elas muito grandes para simples soldados mais realmente eram apenas isso (ou operarias)
    Muito Obrigado pela ajuda :D
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  7. na verdade Rafael tratam-se de soldados as operárias são pequenas e difíceis de se achar no chão.Elas estão nas árvores.Quando você fizer um formigário delas vai ver como elas são nanas.Muito prazer o meu nome é Carlos.Eu sou o "anônimo" que tem "enchido-o-saco" por causa das solenopsis.quando tiver qualquer dúvida sobre alguma outra formiga pode perguntar.

    ResponderExcluir
  8. Prazer Carlos, vc parece saber muito sobre formigas, se quiser conversar mais me add no msn rafaelmlara@hotmail.com, e continue acompanhando o blog e dando as suas sugentõens pq estou começando nessa area e mesmo sabendo um pouquinho aidna faço muita cagada ^^
    Grande abraço

    ResponderExcluir